“A Mulher Angolana no Século XXI: Lutas e Conquistas”


A Alliance Française de Luanda realizou em Março de 2016 um concurso de fotografia subordinado ao tema “A Mulher Angolana no Século XXI: Lutas e Conquistas”. Participaram do concurso fotógrafos amadores e profissionais, onde, dentre as várias fotografias enviadas, foram escolhidas dez, tendo duas delas conquistado o primeiro e segundo lugar.

Os concorrentes selecionados receberam um certificado de participação no concurso.

Nefuani Júnior foi o segundo colocado pela sua foto "A mana do Km 30" e premiado com uma máquina fotográfica Canon 1200 D.

O grande vencedor do concurso foi Bruno Carlos com a sua foto "As Mãos da Experiência" e este será agraciado com uma viagem à França na ocasião do Festival Internacional de Fotografia de Arles. "les rencontres D'Arles".

Primeiro colocado: Bruno Carlos
Título: Mulher com as mãos dadas.
"O clamor de um povo não vem somente da voz, mas do agir, pela família, pelo ninho, pelo alimento. Um povo crente num futuro já sonhado"

 
Segundo colocado: Nefuani Júnior
Título: A mana do Km 30
Descrição: A mana caminha todos os dias do Km 30, Viana à Luanda para vender Banana, passando numa via de altas velocidades e sem espaço para peões. Ela é uma das muitas mulher que passam por esta situação e aí vai a minha homenagem a todas mulheres que trabalham arduamente para sustentar suas famílias, e a todas mulher não formadas mas que se sacrificam para pagar a formação dos seus filhos.

 
Henri Celso
Título: Grávida e pobre, mulher luta pela vida em moagem
Descrição: Antes do sol nascer, Maria, de 34 anos, faz-se à estrada para assegurar a alimentação dos seus quatro filhos.

  José Adérito.

 
Lwiana Almeida
Título: As irmãs
Duas irmãs secam cogumelos (tortulho) para a alimentação da familia em cima duma pedra de granito na Vila da Balaia na provincia do Kuanza-Sul/Angola

 
Bruno Carlos
Título: Mulher no chão com o peixe
"Ela prepara o que não é para ela, garantindo um pão para o matabicho do futuro da nação. Pão amassado pelo suor de um calor matinal com aroma de mar, o aroma que o filho se lembra quando caminha rumo a um futuro sonhador

 
Luís Âureo da Cruz Cristóvão
Título: Introspeção diária
A mulher é um poço de força interior inigualável

 
Valdmir André José Chimpolo Título: Este negócio pagou os estudos dos meus filhos
Descrição: Mulher Angolana que teus filhos entregas à Terra imensa como teus lábios de tenros talos sequiosa de pezinhos dos o monas que rápidos aprenderão em correrias pelo seu chão a trepar aos paus sem medo, a matar a fome com goiabas.

 
António José de Santana Penelas
Título: Produzir para Transformar
Apresento-vos a dona Amélia de 78 anos de idade, após ter passado maior tempo de sua vida em N'dalatando (kwanza norte), decide mudar para Luanda à procura de melhores condições de vida. Actualmente moradora do bairro benfica, que trabalha todos os dias das 6 às 14 horas com palha e vime com intuito de produzir cestas artesanais que servem de sustento para seus filhos e netos.

 
Dunya Rodrigues
Título: "Mãos que ajudam"
Série de 10 impressões fotográficas de empregadas domésticas em Luanda, efectuadas com fotocopiadoras/digitalizadores presentes nas casas onde estas trabalham.
A escolha do meio para captação/impressão imediata destes retratos serve para espelhar a falta de vínculo permanente que normalmente existe para com estas trabalhadoras.




 

Unknown

Sem comentários:

Enviar um comentário

Instagram